As 7 principais dicas para alcançar saúde e bem-estar

Como amo música, sinto-me continuamente atraído a associar harmonia em qualquer área da vida à música. Em um coro típico, existem quatro (4) tipos de vozes principais – Soprano, Alto, Tenor e Baixo – e todos são necessários para trazer total qualidade tonal e harmonia ao coro.

Todos nós temos uma mente, um corpo e um espírito. Portanto, não deve ser surpresa que, para alcançar a saúde e o bem-estar totais, precisamos cuidar de todas as três (3) partes de nós mesmos – mente, corpo e espírito. Não foque em nenhuma parte em detrimento das outras, pois todas são necessárias para trazer equilíbrio à pessoa humana.

Neste artigo, fornecerei sete (7) dicas simples, práticas e eficazes que você pode começar a usar imediatamente para melhorar e manter sua saúde e bem-estar geral. A dica 1 se concentra em sua saúde espiritual. As dicas 2, 3 e 4 se concentram em sua saúde física. As dicas 5 e 6 se concentram em sua saúde emocional. A dica final, Dica 7, concentra-se em uma área frequentemente esquecida, sua saúde mental.

1 – Dedique 30 minutos a Deus a cada dia em oração, reflexão e ação de graças.

Todos os dias você é abençoado com 1440 minutos para viver sua vida. Trinta (30) minutos representam apenas 2% do seu dia inteiro. Deus, o doador da vida, merece parte do seu dia. Leia e reflita com devocionais diários, livros espirituais e / ou religiosos (Bíblia Sagrada, Alcorão, Torá, Tripitaka, Bhagavad-Gita, Tao-te-Ching, Livros de L. Ron Hubbard ou outros textos sagrados). Isso aumentará seu conhecimento de sua religião, fortalecerá seu espírito, melhorará seu relacionamento pessoal com Deus, melhorará seu relacionamento com seus semelhantes, ajudará em sua vida diária e lhe trará paz interior.

2 – Mantenha-se fisicamente apto.

A chave para alcançar a boa forma física é prestar atenção aos exercícios que fortalecem os músculos centrais. Seus músculos centrais são todos aqueles músculos variados em seu peito, abdômen, parte superior das costas, parte inferior das costas e laterais. Existem vários benefícios derivados de um núcleo forte – barriga lisa, costas fortes, boa postura, tensão reduzida na coluna, transferência eficaz de força para seus braços e pernas para levantar, mover ou carregar coisas, maior agilidade mental , maior flexibilidade e bom coração.

3 – Coma alimentos nutritivos e saudáveis.

Existe um mito amplamente difundido de que alimentos nutritivos e saudáveis não são saborosos. Como indiquei, é um mito e a melhor maneira de garantir que sua ingestão de alimentos seja saudável, nutritiva e que você está obtendo todas as vitaminas e nutrientes necessários é:

(a) Comer dos 5 grupos principais de alimentos a cada dia – grãos, vegetais, frutas, leite, carne e feijão.

(b) Comer uma “dieta do arco-íris”, ou seja, uma que contenha tantas, senão todas, as cores do arco-íris – Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Roxo. Cada corante alimentar fornece um conjunto diferente de vitaminas e micronutrientes. Por exemplo, alimentos verdes, como espinafre, são uma boa fonte de vitamina A, ácido fólico, vitamina C, magnésio e ferro. O consumo regular de espinafre combate a anemia e melhora a visão.

(c) Usar um bom suplemento multivitamínico para satisfazer quaisquer deficiências nutricionais que você possa ter.

(d) Beber os oito (8) copos de água recomendados por dia. Beba um (1) copo em vários intervalos ao longo do dia para ajudar seu corpo na eliminação eficiente de resíduos e toxinas.

4 – Cuide bem da sua pele.

Sua pele tem quatro (4) funções principais, conforme segue:

I. Proteção de elementos externos.

ii. Uma espécie de sensor com terminações nervosas que fazem com que você reaja adequadamente à dor, calor, frio, toque, pressão, vibração e lesão do tecido.

iii. Um regulador de calor que bombeia sangue para a superfície da pele ou reduz o fluxo sanguíneo.

4. Seu maior eliminador de resíduos (em termos de superfície) por meio de suor ou transpiração.

Além disso, conforme você envelhece, sua pele fica naturalmente mais seca, menos elástica e produz mais rugas. No entanto, você pode retardar significativamente esse envelhecimento da pele e ajudá-la no processo de eliminação, mantendo-a continuamente úmida e hidratada por meio da seguinte rotina simples de cuidados com a pele.

Rotina de cuidados com a pele

Beba muita água; 8 copos por dia. Coma frutas amarelas e laranja que fornecem vitamina A. Tome um bom suplemento de vitamina E. Coma pepinos, que fornecem enxofre – um oligoelemento necessário para uma pele saudável! Use também cremes hidratantes à base de água ou azeite de oliva na pele, imediatamente após o banho para manter a umidade presa em sua pele.

5 – Faça um “intervalo” de 30 minutos pelo menos uma vez por semana.

Sei que parece mais fácil falar do que fazer, especialmente se você tem filhos ou cuida de pais ou parentes idosos. Então, vamos olhar de um ângulo diferente. Se você de repente ficasse muito doente ou morresse, Deus me livre, os filhos e parentes estariam de alguma forma bem cuidados. Talvez não tão bem quanto você, sim, mas eles conseguiriam. Bem, para garantir que você estará por perto o tempo suficiente para fornecer o melhor cuidado contínuo, a maneira como você sozinho pode fazer isso é DANDO UMA PARADA !!! Encontre o seu espaço relaxante: dê um passeio na praia ou no parque enquanto ouve a natureza ou música no seu iPod; relaxe em sua cama ouvindo música; enrole-se em sua cadeira favorita com uma xícara de chá ou chocolate e leia um bom livro; sente-se em um banco de parque e observe as pessoas passarem … ou o que quer que mais te relaxe. Isso limpará sua cabeça e lhe dará energia renovada para ir novamente.

6 – Praticar Contentamento

Na vazante e no fluxo naturais da vida e do viver, existem pontos altos e baixos, épocas de abundância e épocas de escassez. A felicidade não é derivada da abundância, número ou tipo de coisas materiais que temos. É por isso que às vezes vemos exemplos de milionários viciados em drogas ou alcoólatras. Somado a isso, existe a “Lei do Retorno Diminutivo”. O que isso basicamente diz é que quanto mais obtemos de algo até certo ponto, menos provável que as quantidades adicionadas daquela coisa aumentem nossa cota de felicidade. É como se eu tivesse um (1) Lamborghini – estou no alto, os saltos altos não podem expressar minha felicidade, eu poderia abraçar todo mundo que encontrar. Se eu tivesse mais dois (2) Lamborghinis – tudo bem. Quer dizer, eu realmente não vou me sentir tão eufórico quanto da primeira vez e, de qualquer forma, quantos posso dirigir ao mesmo tempo?

Contentamento é a capacidade de ser feliz nas estações esparsas e abundantes de nossas vidas e não depende de nossas circunstâncias. Precisamos desenvolver esse espírito de contentamento para contribuir positivamente para nossa saúde, felicidade e bem-estar geral. Isso não significa que não devemos nos esforçar para melhorar, mas significa que, como diz o velho West Indian, “Não devemos pendurar nossos chapéus onde nossas mãos não podem alcançar”, para acompanhar o ritmo dos Jones.

7 – Cuide da sua mente com seriedade.

Estresse e depressão são dois (2) dos maiores ladrões da saúde mental e emocional em todo o mundo. Não só são prevalentes em todo o mundo, mas também levam a problemas mentais mais sérios, como demência, Alzheimer, suicídio e insanidade.

Na verdade, “A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 450 milhões de pessoas [worldwide] sofrem de transtornos mentais, e um novo relatório do Fórum Econômico Mundial estima os custos globais anuais de doenças mentais e neurológicas em US $ 2,5 trilhões. Isso é três vezes o custo econômico das doenças cardíacas ‘Problemas globais de saúde mental terrivelmente esquecidos ‘, Public Radio International. ”

Portanto, o estresse e a depressão devem ser enfrentados e interrompidos quase imediatamente, a fim de evitar problemas de saúde mais sérios. A depressão é uma fase natural que todos nós experimentamos em nossas vidas principalmente devido à perda de entes queridos, problemas de trabalho, perda de emprego ou dinheiro / problemas financeiros. No entanto, a chave para garantir que o estresse e a depressão não saiam do controle é se engajar em atividades que desviem sua mente do problema que está causando o estresse ou depressão e o movam para um espaço mental melhor, apesar do problema em questão. Você pode melhorar e manter a saúde de seu cérebro incorporando algumas dessas técnicas simples em sua vida diária.

Soluções simples para cuidados de saúde mental

Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e questionários

Jogar jogos de tabuleiro e resolver quebra-cabeças e questionários fornecem ao seu cérebro um treino mental, melhorando sua memória, concentração, habilidades de resolução de problemas e evitando o declínio cognitivo.

Ouvindo música

Embora pareça simples, a música acalma a mente e o espírito, ajuda o corpo a relaxar, alivia o estresse e a tensão mental e emocional, estimula os sentidos e energiza o corpo.

Escrevendo

Existem muitas comunidades de escrita online excelentes, como EzineArticles e Squidoo, que aceitam artigos sobre praticamente qualquer tópico em que você esteja interessado. Novamente, você estará exercitando seu cérebro, pois para escrever um excelente artigo você precisará fazer alguns pesquisas para complementar seu conhecimento na área.

Hobbies e esportes

Participe de atividades em grupo, clubes sociais ou esportes de seu interesse (tênis, hipismo, futebol, futebol, críquete, caratê, costura, ioga, tai chi, basquete, vôlei, natação, canto, dança etc.). Qualquer coisa a que você esteja naturalmente inclinado e que o faça feliz enquanto faz. Se você não consegue encontrar um esporte ou hobby que lhe interesse, verifique a maior lista de hobbies do mundo (veja o link abaixo). Você certamente encontrará algo certo para você e de que goste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.