Veja como é simples cuidar de sua higiene íntima

Embora faça parte do cotidiano de todas as mulheres, a higiene corporal, e principalmente a dos genitais, nem sempre é feita adequadamente. O descuido ocasiona distúrbios — por exemplo, os corrimentos. E fácil preservar a saúde.

HIGIENE ÍNTIMA ADEQUADA

O ponto de partida é a limpeza da área genital após cada evacuação. Faça o seguinte: use dois papéis diferentes. Um para a urina e outro para a evacuação; depois, passe na região toda um papel umedecido em água. Fundamental também é o banho de corpo inteiro. Apenas água e sabonete de preferência neutro bastam. Evite os talcos e desodorantes íntimos, pois, além de desnecessários, contêm substâncias químicas que interferem nas defesas da vagina.

Nesse caso, o problema é que algumas mulheres começam a depender de perfumes para esconder os odores de corrimentos, secreções ou a própria umidade da vagina. Conclusão: em vez de procurarem o ginecologista, usam absorventes perfumados, desodorantes ou pós íntimos. Tais produtos geram mais corrimento, irritações, e induzem ao uso maior de cosméticos, tornando-se um verdadeiro ciclo vicioso. Atenção: se você sentir um cheiro diferente nos órgãos genitais, procure um médico.

BANHO DIÁRIO: IMPRESCINDÍVEL

Quanto ao número de banhos diários, depende de cada mulher. Um por dia, no mínimo, é imprescindível, inclusive na gravidez e no pós-parto. Já durante a menstruação, aconselha-se banhar-se mais. E pode lavar a cabeça, sim. O que faz mal à saúde é não trocar periodicamente os absorventes íntimos. Por isso, substitua-os sempre que for ao banheiro ou pelo menos de manhã, na hora do almoço e antes de dormir.

Se você usa tampões, troque-os a cada quatro horas; não durma com eles nunca, pois o sangue junto com os germes, que existem na flora vaginal, talvez desencadeiem inflamações nas trompas.

AUMENTE SUAS DEFESAS VACINAIS

E as lavagens vaginais? Exceto quando auxiliares nos tratamentos de corrimentos rebeldes, devem ser evitadas. Motivo: acabam contaminando o aparelho genital, já que os materiais utilizados nem sempre são esterilizados direito. Em seu lugar, tome banho de assento com água e sal uma vez por semana, durante quinze minutos. Esse banho é excelente para aumentar as suas defesas genitais.

CUIDADOS NA PRAIA OU NA PISCINA

Se você curte praia ou piscina, lembre-se de que as bactérias proliferam nesses locais e em maios, principalmente aqueles de tecido sintético, quando usados úmidos o dia inteiro. Para prevenir-se, siga à risca alguns princípios básicos de higiene.

Use esteiras para sentar-se. Lave-se antes e depois de entrar na piscina. Mude imediatamente o maio molhado. Se estiver mens-truada, troque os tampões de três em três horas. Use calcinhas de algodão, toalhas e sabonetes individuais. Lave bem os genitais depois de evacuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.