Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Quem tem medo de receber sangue? Conheça como se processa a transfusão

Um procedimento relativamente simples, mas que pode salvar muitas vidas, a transfusão de sangue, esta hoje na berlinda por causa do perigo da contaminação pela Aids. Mas, se forem tornados os devidos cuidados quanto a origem do sangue utilizado, essa ameaça não existe. Confira.

AS FUNÇÕES DO SANGUE

Somente em casos muito especiais são feitas transfusões totais hoje em dia. O progresso das pesquisas cientificas permitiu separar os diversos componentes do sangue, os quais são prescritos de acordo com a necessidade do paciente.

O sangue não e um liquido vermelho como parece. De fato, mais da metade do seu volume e formada por um liquido amarelado, o plasma. O restante são corpúsculos, como os glóbulos vermelhos, que servem para transportar o oxigênio desde os pulmões ate cada uma de nossas células; os glóbulos brancos, que sao nossa defesa contra infecções; e as plaquetas, responsáveis pela formação de uma malha protetora que impede hemorragias.

As transfusões destinam-se a repor no paciente a parte do sangue que lhe esteja faltando. Assim, se uma pessoa sofre de anemia profunda ou perdeu muito sangue numa cirurgia, ela recebera transfusão de glóbulos vermelhos.

Se o caso for de uma doença sanguínea grave, com baixa taxa de glóbulos brancos e sem resposta satisfatória aos antibióticos, a transfusão sera de glóbulos brancos. Algumas pessoas, por sua vez, tem um tempo de coagulação sanguínea maior.

Numa cirurgia ou num grave acidente, o atraso na coagulação pode causar sérios danos ao organismo. O paciente recebe, então, transfusão de plaquetas.

NEM SEMPRE OS SANGUES COMBINAM

Mesmo que uma pessoa precise de uma transfusão com máxima urgência, nada e feito antes de se conhecer o seu tipo sanguíneo. Isso porque nem todos os sangues aceitam ser misturados, e essa incompatibilidade pode levar a morte do paciente. Por isso, e importante saber qual o nosso tipo sanguíneo e, para facilitar numa eventual operação de socorro, trazer isso anotado junto aos documentos pessoais. O sangue humano apresenta-se basicamente em quatro tipos: A, O, B e AB. 0 grupo A e o mais numeroso. 0 mais raro e o AB. E as pessoas desse grupo podem receber qualquer tipo de sangue. São receptores universais. Já o sangue O serve para qualquer outra pessoa. Quem tem sangue O e um doa-dor universal.
0 sangue e também classificado pelo Rh, que pode ser positivo ou negativo. Um pequeno numero de pessoas não tem esse fator, e só poderão receber sangue idêntico. Mas os que tem Rh positivo podem receber qualquer um dos dois tipos.
Para saber seu tipo sanguíneo e muito fácil. Qualquer laboratório de analise faz isso em pouco tempo. Ao doar sangue, a pessoa também fica sabendo qual o seu tipo.

Prevenindo doenças

Um “remédio” tao valioso como o sangue não pode ser recusado somente porque existe a possibilidade de contaminação. E e essa possibilidade que deve ser eliminada totalmente por intermédio de um rigoroso controle dos bancos de sangue.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais