Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Ótimos cuidados com a pele – os tônicos faciais são realmente importantes?

Você já deve ter ouvido especialistas em cuidados com a pele debatendo os prós e os contras do uso de um tônico facial. Alguns acham que são uma parte essencial de qualquer boa rotina de cuidados com a pele, enquanto outros acham que são desnecessários. Por exemplo, alguns dermatologistas recomendam apenas tônicos à base de álcool para pele oleosa e acham que todos os outros tipos de pele não precisam deles.

Se você conversar com a maioria dos esteticistas, eles lhe dirão que os tônicos são uma parte essencial de qualquer rotina de cuidados com a pele. Então, onde está a verdade? Talvez em algum lugar no meio. Acredito firmemente que um toner verdadeiramente suave e bem formulado pode ser um passo importante na sua rotina de cuidados com a pele. Isso significa que você tem que usá-lo religiosamente dia e noite? Não necessariamente. No entanto, o uso regular pode trazer grandes benefícios, como discutirei mais adiante.

Os toners evoluíram muito desde os baseados em álcool, embora muitos ainda existam. Quando digo álcool, refiro-me ao álcool secativo, como o SD Alcohol 40. Nesse sentido, alguns dermatologistas podem sugerir esse tipo de formulação para peles oleosas/muito oleosas pensando que o álcool adicionado controlará a produção excessiva de óleo.

No entanto, a longo prazo, os produtos à base de álcool podem produzir ainda mais petróleo. Secar a pele com álcool forte ou até hamamélis pode enviar um sinal para suas glândulas sebáceas para bombear ainda mais óleo. Nesse caso, você pode acabar com uma pele não apenas mais oleosa, mas também propensa a espinhas. Ingredientes que secam e tiram a pele podem afetar negativamente o manto ácido da pele, que por sua vez pode causar mais problemas, como espinhas ou erupções; pele ligeiramente ácida pode ajudar a prevenir bactérias que podem levar a fugas.

Também parece haver alguma confusão entre produtos comercializados como “adstringentes” e aqueles vendidos como “toners”. Existe alguma diferença entre os dois? Os especialistas parecem estar divididos sobre este assunto. O termo adstringente geralmente descreve produtos que contêm álcool, enquanto os toners não. No entanto, se você olhar para a infinidade de produtos por aí, ainda encontrará muitos “toners” que contêm álcool.

Adstringentes destinam-se a ajudar a controlar a produção de óleo, removendo-o da camada superficial da pele. Alguns podem ou não ajudar a reduzir a aparência de poros maiores. No entanto, a maioria dos produtos rotulados como “adstringentes” geralmente têm ingredientes além do álcool que podem ser ainda mais irritantes ou ressecantes. Por exemplo, muitos contêm hortelã-pimenta, mentol e ou eucalipto.

Em vez disso, use ingredientes naturais com propriedades adstringentes suaves, como chá verde e camomila. Então, quais são os benefícios potenciais de usar um toner suave e sem álcool bem formulado?

MANTENDO O MANTO ÁCIDO DA SUA PELE SAUDÁVEL

Um toner bem formulado deve sempre ter um pH levemente ácido. Isso está próximo do pH da sua pele quando está equilibrada e saudável. Um toner pode ajudar a restaurar o pH da sua pele após a limpeza (se você usou um limpador mais alcalino). O pH também pode ser afetado negativamente por uma dieta pobre, estresse e fatores ambientais.

REMOVER QUAISQUER ÚLTIMOS TRAÇOS DE MAQUIAGEM

Um toner suave pode remover quaisquer vestígios de maquiagem que possam ter sido deixados para trás. Se às vezes você encontrar um pouquinho de maquiagem sobrando no algodão, isso não significa necessariamente que o limpador é ineficaz. Embora os limpadores alcalinos muito fortes possam deixar seu rosto completamente limpo, eles também o secam e tiram o manto ácido da pele. Certifique-se de usar também um limpador suave com um pH levemente ácido.

HIDRATAÇÃO

Um toner suave pode fornecer à sua pele uma hidratação sem óleo. Produtos com grandes quantidades de ingredientes, como aloe vera ou umectantes naturais, podem ajudar a hidratar instantaneamente a pele após a limpeza. Nesse caso, talvez você não precise de tanto hidratante ou, no caso de pele oleosa, de nenhum, principalmente na hora de dormir.

BENEFÍCIOS ANTI-ENVELHECIMENTO

A adição de antioxidantes com ingredientes antienvelhecimento, como resveratrol, chá verde e espirulina, pode ajudar a manter a pele mais jovem. Ingredientes adicionais que podem ajudar a clarear a pele, como mirtilo e vitamina B 3, também podem ser muito úteis. Estes tipos de ingredientes são adequados para todos os tipos de pele, incluindo peles sensíveis. Os tônicos também podem ajudar seu hidratante ou qualquer produto de tratamento a absorver melhor.

SEM FRAGRÂNCIA

Use sempre um toner sem perfume. Muitas pessoas reagem à fragrância, mais comumente de algum tipo de reação alérgica. Nunca há uma razão para usar toners com fragrâncias sintéticas ou óleos essenciais fortes. Alguns ingredientes, como o aloe vera orgânico, proporcionam um perfume suave e bonito, sem adição de fragrância.

MANTENDO SIMPLES

Se a sua pele estiver seca, usar um tônico pela manhã pode ser tudo o que você precisa. Depois de aplicar o toner, use um bom hidratante seguido de um protetor solar com FPS 15 ou superior.

BENEFÍCIOS CALMATIVOS

Usar um toner super suave e calmante pode ser um ótimo passo depois de usar esfoliantes como o ácido glicólico. Ingredientes curativos e nutritivos, como aloe vera e pepino, podem fornecer propriedades hidratantes e curativas.

Usar um toner suave sem álcool, fragrâncias e cores artificiais pode proporcionar um passo maravilhoso no seu regime de cuidados com a pele. Não só pode fornecer benefícios adicionais de limpeza suave, mas também pode ajudar a manter a pele mais hidratada e com aparência mais jovem.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais