Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Os truques e segredos de uma pele lisinha e sem pêlos

No verão ou no inverno, os pêlos supérfluos estão sempre lá, atrapalhando e aparecendo onde não deveriam. Há diversas maneiras de eliminá-los e até acabar com eles de uma vez por todas. Da cera egípcia, usada desde a Antiguidade, até a moderna depilação definitiva, vale tudo. Escolha o método que melhor se adapta à sua pele e à sua disponibilidade de tempo.

Prepare a pele

Antes de usar qualquer produto, sua pele deve estar bem limpa, sem resíduos de suor ou gordura. Por isso, um banho é necessário. No chuveiro, use um sabonete neutro para não irritar a pele, que já vai ser agredida durante a depilação. A água morna também ajuda a abrir os poros, facilitando a retirada dos pêlos.

Dominando a cera quente

Este é o método mais duradouro, porque arranca os pêlos pela raiz que, depois de alguns anos, fica fraca e não produz mais pêlos. Mas essa cera deve ser usada só em regiões onde os pêlos são mais duros e abundantes, como as pernas e coxas. Para buço ou queixo, oriente-se com um especialista.

Como aplicar

Para aplicar a cera, derreta o tablete — comprado em perfumarias ou farmácias — em banho-maria por dez minutos; depois, espalhe em tiras de 10 cm com a ajuda de uma espátula de madeira, no sentido contrário aos pêlos. Deixe esfriar e puxe com uma tira de tecido, de baixo para cima. Limpe com água fria e álcool.

Os benefícios da cera fria

É indicada para peles mais resistentes, como pernas e braços. Esse método é um dos mais eficazes e o pêlo só volta a nascer após vinte dias, mas deve ser evitado por quem tem varizes ou problemas de circulação, porque pode estimular a formação de novos vasos. A cera fria é encontrada em farmácias e perfumarias.

Como aplicar

Coloque um pouco de cera no centro da folha de celofane e esfregue outra folha por cima para espalhar bem. Aplique sobre os pêlos e pressione com a mão para a cera aderir ao pêlo, até a raiz. Com um puxão brusco, arranque de baixo para cima. Depois, retire os resíduos com álcool e pulverize talco para suavizar.

Cremes depílatórios

Retiram os pêlos superficialmente, sem influir no crescimento deles. Podem ser usados nas axilas, pernas e braços. Antes, teste o produto numa pequena área da sua pele, para comprovar se não causará alergias ou irritações. Depois, aplique o creme com uma espátula e deixe por cinco minutos. Remova com água quente ou uma toalha umedecida em água quente.

A depilação egípcia

É uma alternativa caseira para a cera fria. Dura de 20 a 25 dias. Cozinhe duas colheres de mel e uma de suco de limão, até ferver. Deixe esfriar e faça uma bola com essa mistura. Depois, estique essa bola (morna) com as mãos sobre a perna, e vá puxando de baixo para cima. Esse método impede que os pêlos encravem.

Depilação definitiva

Acaba mesmo com os pêlos, mas só pode ser feita no buço, axilas, virilha, queixo, pescoço e seios. Deve ser feita por uma esteticista. Ela usa um pequeno filamento de metal eletrizado, que penetra no folículo e destrói a raiz do pêlo. E um método indolor e rápido, mas, para sua segurança, procure um profissional competente.

Lâminas ou barbeadores

Amoleça os pêlos antes com compressas de água quente e ensaboe com creme de barbear, para a lâmina correr melhor sobre a pele. Os depiladores elétricos são mm-bom substituto, mas não devem ser pressionados sobre a pele, como a lâmina. Não é um método duradouro, porque os pêlos voltam em menos de cinco dias.

Descolorindo os pêlos

Regiões muito sensíveis, como braços e buços, podem ser descoloridas, de forma prática e barata: misture água oxigenada (20 volumes) com algumas gotas de amoníaco. Deixe por vinte minutos e retire com água morna. Se você estiver exposta ao sol o efeito será mais rápido. Há ainda cremes desodorantes à venda em farmácias e perfumarias.

Receitas caseiras

A cera fria pode ser preparada em casa. Misture água com açúcar e limão e leve ao fogo até ficar da .cor de caramelo claro. Pode-se também usar Karo ou mel, aquecendo até ficar no ponto de puxa. Espere esfriar e faça uma bola com o melado que formou. Ainda morno, aplique-o sobre os pêlos, esticando bem com os dedos. Retire com puxões bruscos, de baixo para cima. Hidrate a pele depois.

Pêlos encravados

As depilações com lâminas têm a desvantagem dé irritar a pele, obstruir os poros e retrair os pêlos, que acabam encravando. Por isso, durante o banho, para amenizar estes males, use uma bucha vegetal ou a pedra-pome para esfregar na pele com pelos encravados. Em seguida, faça compressas com água boricada e passe um creme hidratante à base de aveia e mel.

Compartilhe!

Compartilhe!

Veja Mais