Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Exame ginecológico, prevenir é melhor do que remediar

Exame ginecológico, fique atenta: seus genitais precisam ser examinados cuidadosamente ao menos uma vez por ano. Acompanhe, agora, o passo a passo da imprescindível visita ao médico. Ou seja, um exame que você não deve esquecer.

A CONSULTA, ETAPA POR ETAPA

Como vimos, você deve manter a tranqüilidade na hora de fazer o seu periódico exame ginecológico. Veja agora como se divide a visita ao médico.

• Anamnese — Aqui é o relato sobre o estado de saúde da paciente. Na primeira consulta, inclui uma pequena descrição das doenças familiares, histórico pessoal, informações sobre menstruação, gravidez, parto, anticoncepcionais. Se você sente algum distúrbio, é o momento de falar do sintoma ao médico. Não se esqueça, também, de mencionar seus antecedentes clínicos — os remédios que tomou, ou vem tomando, e quais os objetivos da medicação.

• Exame geral — Nessa etapa o médico faz o registro da temperatura, peso e pressão arterial. Ou seja, uma avaliação global dos pés à cabeça.

• Exame ginecológico — Você precisa deitar-se na mesa ginecológica, despida e coberta por um lençol. Aqui, o exame divide-se em quatro etapas. A primeira é o exame do abdômen. A região é apalpada cuidadosamente, para verificar se tudo está bem, inclusive os órgãos reprodutores. Depois, vem o exame das mamas. O primeiro passo é uma inspeção visual em busca de depressões, saliências, áreas inchadas, feridas, asperezas. O segundo é a apalpação: o especialista procura nódulos ou gânglios, inclusive nas axilas.

• Exame dos órgãos genitais externos — Este exame inclui a vistoria dos grandes e pequenos lábios, vulva e clitóris. É realizado com as pernas erguidas, abertas, apoiadas nos dois “braços” de metal da mesa em que você se encontra deitada. O especialista examina a existência de feridas ou áreas inflamadas.

• Exame dos genitais internos — Inicialmente, o médico faz o toque. O procedimento permite examinar, com os dedos indicador e médio, protegidos por luva esterilizada, a vagina, o cérvix (colo do útero), útero e até os ová-rios, ao pressionar o abdômen com a outra mão. Em seguida, vem o exame especular. Serve para visualizar os órgãos internos. O médico introduz na vagina um instrumento de metal, o especulo, apelidado de bico-de-pato. Aberto aos poucos, o bico-de-pato afasta as paredes vaginais sem causar dor, graças à elasticidade dos tecidos (se doer, avise). Quando é necessário uma observação mais detalhada do colo do útero, o especialista utiliza-se de outro instrumento, equipado com lente de aumento e boa iluminação. Nesse caso, o exame chama-se colposcopia.

• Colheita de material para o exame de papanicolau — Aproveitando a abertura do canal vaginal, o médico passa uma pequena espátula de madeira no cérvix, para obter um esfregaço de secreções e células descarnadas. Examinado em laboratório, o material permite diagnosticar eventuais infecções e, mais apuradamente, o câncer do colo do útero.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais