Compreendendo a Maquiagem Física, Maquiagem Mental e Maquiagem Emocional de Adolescentes

Em 1980, a população mundial havia crescido para 4,5 bilhões de pessoas. No ano 2000, haverá cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo. No entanto, mesmo entre todos esses bilhões de pessoas, há algo especial em cada pessoa. Existe apenas um você. Você é um dos muitos em sua escola. Você é um entre talvez vinte ou trinta em sua sala de aula. Você é uma das várias pessoas de sua família. E você é uma entre mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Entre todas essas pessoas, você é um indivíduo único.

A soma de todas as coisas que você é faz de você um indivíduo. Coisas como seu senso de humor, sua timidez ou falta dela, sua capacidade de aprender, a cor de seus olhos e cabelos e sua altura são suas características. Muitas de suas características vieram de seus pais. Eles foram passados para você no nascimento. Essas são chamadas de características herdadas. Você também está desenvolvendo outras características à medida que cresce. São as chamadas características adquiridas. Você pode adquirir novas características enquanto viver.

Maquiagem física

As pessoas têm muito em comum, mas são suas diferenças que as tornam indivíduos. Mesmo gêmeos idênticos não têm todas as mesmas características adquiridas. Um gêmeo pode gostar de falar; o outro fala menos.

Cada pessoa herda características físicas de pais, avós e ancestrais ainda mais distantes. Essas características herdadas são chamadas de hereditariedade de uma pessoa. Carregadas nas células sexuais, as características herdadas são a base da constituição física geral de cada pessoa. Eles também continuam afetando o desenvolvimento físico por toda a vida.

Desde a infância, no entanto, o desenvolvimento de uma pessoa também é influenciado pelo ambiente que o cerca. Esses ambientes, que incluem a comida que uma pessoa recebe, as pessoas que ela encontra e os eventos que acontecem, são chamados de ambiente.

O ambiente e a hereditariedade, juntos, produzem as características individuais de uma pessoa. Por exemplo, a hereditariedade determina que seu corpo só pode crescer até certo ponto. Mas você precisa de alimentação adequada, descanso e exercícios para atingir essa altura.

Maquiagem mental

Sua capacidade mental ajuda a determinar o tipo de pessoa que você é. Essa capacidade está centrada em seu cérebro, uma massa de células nervosas localizada em sua cabeça. O modo como funciona ainda não foi totalmente compreendido. Mas sabe-se que o cérebro é o que torna possível compreender e aprender. Essa capacidade de compreender e aprender é chamada de inteligência.

Não há duas pessoas iguais em inteligência. Sua própria inteligência depende em parte da hereditariedade e em parte de como você se desenvolveu desde o nascimento. Os cientistas acreditam que ninguém usa seu cérebro em sua capacidade total. Sempre há espaço para crescimento mental.

Quanto poder cerebral você desenvolve depende de você. E também depende de você decidir quais partes de sua inteligência deseja desenvolver.

Existem muitos tipos diferentes de habilidades mentais. Outra pessoa pode ser muito boa em matemática. Outro pode ter uma memória especialmente boa. Algumas pessoas são altamente habilidosas em expressar seus pensamentos por escrito. As pessoas diferem quanto às áreas de aprendizagem em que são boas e em quais não são. É por isso que a capacidade mental de cada pessoa é especial.

Maquiagem Emocional

Observe os muitos tipos de pessoas entre seus amigos e colegas de escola. Alguns são despreocupados. Outros sempre parecem preocupados. Alguns são gentis e generosos. Outros são críticos e difíceis de agradar. Todas essas pessoas são diferentes em sua constituição emocional. Como eles ficaram assim?

As pessoas nascem com personalidades diferentes. Mas todos têm as mesmas necessidades básicas de atenção física, mental e emocional. O modo como essas necessidades são atendidas afeta sua constituição emocional. Algumas pessoas têm a sorte de suas necessidades serem bem atendidas. Outros são menos afortunados. Quando as características herdadas de uma pessoa combinam bem com o ambiente dessa pessoa, o resultado é uma composição emocional estável.

Suas atitudes fazem parte de sua constituição emocional. Uma atitude é uma maneira aprendida de ver as coisas, pessoas e eventos. As atitudes são aprendidas com sua família e amigos. Você revela suas atitudes em seus gostos e desgostos.

A maioria de suas ações é baseada em suas atitudes. Atitudes positivas que mostram que você pensa bem de si mesmo serão de grande ajuda quando você estiver tentando tomar uma decisão. Mas as atitudes negativas, que geralmente se baseiam no medo ou na insegurança, dificultam a tomada de decisões e o trabalho com outras pessoas.

A maioria dos sentimentos pode ser considerada em alguma forma ou combinação das três emoções básicas: amor, raiva e medo. Cada emoção básica tem seu lugar na vida humana. O amor pode torná-lo mais fácil de agradar e compreender. A raiva pode fazer você sair e se esforçar para superar obstáculos. O medo pode ajudá-lo a evitar a raiva. Ninguém precisa ter vergonha de sentimentos. Mas cada um de nós é responsável por nós mesmos e pelos outros pela maneira como os expressamos. Um dos objetivos da adolescência é aumentar a capacidade de lidar com as emoções de maneiras socialmente aceitáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.