Como conquistar o mais belo bronzeado

Um dia lindo é excelente motivo para você expor-se ao sol e em poucas horas ganhar uma cor de chamar a atenção É bom não esquecer, porém, que a exposição prolongada e descuidada ao sol implica em riscos à saúde — desde máus-tratos à pele e aos cabelos, até graves doenças, como o câncer de pele, a longo prazo.

Como tomar sol

Se você não expõe seu corpo ao sol há mais de três meses, não pode tomar um banho de sol de mais de quinze minutos de duração. Depois, conforme sua pele for se habituando, esse tempo pode ser aumentado, chegando ao máximo de duas horas. Os horários mais benéficos do sol vão desde as primeiras horas da manhã até as 10, ou após as 16 horas. Fora desse período, os raios, infravermelhos emitidos pelo sol fazem muito mal à sua pele. Além do cuidado com os horários, anote estas dicas para proteger-se melhor:

• Utilize sempre um filtro solar no corpo inteiro e no rosto;
• Passe um gel, também com filtro solar, nos cabelos;
• Use um protetor labial;
• Toda vez que sair da água reforce a dose de filtro solar;
• Beba muita água mineral e mantenha o rosto molhado, pois isso ajuda a hidratar a pele;
• Depois do banho, passe sobre a pele úmida óleo de amêndoas ou de uva, se-que-a e passe um hidratante;
• Aplique no rosto mel puro, que nutre a pele e ajuda a prevenir o resseca-mento. Deixe ficar por 20 minutos, e enxágue com água fria. Depois, passe hidratante.

Para suavizar as sardas

O sol é o poderoso inimigo das sardas. Para suavizá-las, vale uma receitinha caseira: uma colher (sopa) de pepino ou rabanete ralado, duas gotas de limão e. uma pitada de bórax. Coloque numa gaze e aplique por 15 minutos no rosto limpo, uma vez por semana. Retire com algodão umedecido e aplique um creme hidratante depois.

O que fazer depois do sol

Os raios solares retiram a umidade da pele, deixando-a opaca e sem vida. Por isso, depois de se expor ao sol, você deve se hidratar por dentro e por fora. Beba oito copos de água por dia e use um creme hidratante no corpo todo. No rosto, hidratante só com filtro solar, para maior proteção.

Se você estiver descascando

Tome um banho de imersão morno, misturando duas xícaras de aveia à água, para aliviar e amaciar a pele. Depois, aplique um hidratante suave por todo o corpo. Se a pele estiver muito ressecada, passe óleo de amêndoas ou de germe de trigo. Para as peles normais, o mais indicado é algum produto à base de lanolina.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.