Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Cistos e miomas: Qual a hora certa de procurar o ginecologista?

De repente, podem surgir algumas alterações no organismo que indicam a presença de miomas ou cistos no ovário. Aprenda aqui a reconhecer os primeiros sintomas e a hora certa de fazer uma visita ao ginecologista.

MIOMAS, UM TUMOR BENIGNO

Faça uma avaliação dos seus últimos ciclos menstruais e responda: aumentaram os dias do período? A perda de sangue é mais abundante, com perdas de coágulos? Você sente dores na barriga durante a menstruação? Há hemorragias fora do ciclo? Se você respondeu afirmativamente a uma das questões, consulte o ginecolo-gista: essas alterações podem indicar um tumor benigno no corpo ou no colo do útero.

Chamado mioma ou fibroma, assume tamanhos variados. Há varias hipóteses para explicar os miomas: hereditariedade; aumento do nível de estrógenos; número de filhos e raça (as sem filhos e as negras são mais propensas).

Mais freqüente entre os 30 e 45 anos, o tumor, além das alterações na menstruação, pode causar anemia, infecção, esterilidade (quando há obstrução das rrompas) e aborto, devido às contrações que provoca. Há, ainda, o pequeno risco (0,5%) de se transformar em câncer.

Para diagnosticar esses tumores com precisão, são necessários exames como a ultra-sonografia, às vezes a histeros-salpingografia (após injetar líquido de contraste no útero, faz-se a radiografia! e talvez a curetagem. Só aí será estabelecido o tratamento, avaliados os sintomas, idade e vontade de ter filhos.

A OVELHA NEGRA DA MEDICINA

O cisto é conhecido como a “ovelha negra da Medicina”, porque nem sempre ai e costuma ter desenvolvimento rápido. Mas há alguns sintomas, isolados ou associados: pelos em excesso; queda excessiva de cabelos; sensação de peso no baixo ventre; obesidade; dor abdominal difusa; puberdade precoce (aparecimento de mamas, pelos pubianos e axilares antes dos 9 anos); acne excessiva na idade adulta; alteração do ciclo menstrual, com maior espaçamento; hemorragias; esterilidade; e muito raramente “rejuvenescimento abrupto” após a menopausa, sem cirurgia ou outra razão que o justifique.

Cistos no ovário, em geral, são benignos e formados de tecido, às vezes contendo sangue, pus ou outro tipo de líquido. Uma grande parte mede de um a cinco centímetros de diâmetro; excepcionalmente, atinge pesos grandes. Causas comuns do distúrbio: disfunção hormonal, infecção, endometriose (crescimento anormal do revestimento interno do útero) e degeneração dos tecidos ovarianos.

A melhor maneira de diagnosticar os cistos é o exame ginecológico que, se necessário, deve ser complementado por dosagens hormonais e ultra-sonografia. Em caso de dúvida, através de uma pequena incisão na altura do umbigo, introduz-se um aparelho que permite visualizar as trompas e os ovários.

A isso dá-se o nome de lapa-roscopia. Diante de um diagnóstico de cisto, procure ficar tranqüila e seguir o tratamento proposto: é possível tratar os cistos pequenos apenas com medicamento.

Infelizmente, não há como prevenir esse distúrbio. É possível, porém, descobri-lo bem no início e tratá-lo de modo adequado, consultando o ginecologista no mínimo uma vez por ano.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais