Batom preto

Hoje, o batom preto está mais associado à subcultura gótica e, em menor grau, a algumas bandas e cantores de heavy metal. Bandas como KISS e Alice Cooper ainda usam esse visual dramático. No entanto, quando mal aplicado, esse batom pode parecer pegajoso e exagerado. Entre os góticos, é a marca de uma pessoa inexperiente ou inconsciente de si mesma.

Se você já foi a um shopping americano, provavelmente pode imaginar tal pessoa em sua mente: fora de forma, vestindo uma grande camiseta preta, com esmalte preto e cabelo desgrenhado e despenteado. Este trágico adolescente (ou adolescente crescido) fez mal ao batom preto. Esperançosamente, essa pessoa vai superar sua moda, ficar mais em forma e passar a ter uma aparência melhor.

Então, em quem o batom preto fica bem? E como você pode aplicá-lo para não parecer que está usando uma fantasia de Halloween fora da temporada? Primeiro, entenda a história dessa cor de batom; então, siga meu conselho.

Uma breve história dos lábios negros

Algumas tribos, incluindo os Maori da Nova Zelândia, pintam e tatuam seus lábios de preto. Na tradição hindu, tanto os homens quanto as mulheres coloriam seus lábios e dentes com bétel, resultando em uma cor verde escura. Existem muitas razões para este tipo de adorno, desde a comemoração cerimonial (por exemplo, a tinta preta representa o sangue dos inimigos) à identificação tribal.

Na Inglaterra da Renascença, a Rainha Elizabeth I popularizou uma aparência proto-gótica de pele branca translúcida com lábios escuros, embora não negros.

Avanço rápido (mais uma vez) para a década de 1920. O filme colorido existia, mas era proibitivamente caro para usá-lo em filmes, especialmente em longas-metragens. Muitas atrizes de cinema, como Clara Bow, usavam batom preto no set, para acentuar a curva de seus lábios. Isso levou à popularidade dos lábios vermelhos muito escuros. Muitas mulheres, porém, optaram por um visual mais natural, conforme anunciado pela Tangee e outras empresas.

Na década de 1950, filmes de terror de grau B a Z ocasionalmente usavam batom escuro em sedutoras. Vampira, apresentadora de terror na televisão dos anos 1950, geralmente usava um batom de tom médio com maquiagem dramática nos olhos e sobrancelhas muito exageradas. Naquela época, é claro, a graxa preta existia, mas seu uso nos lábios não era popular.

Foi apenas no final dos anos 1970 e 1980 que os adolescentes punk, góticos e new wave começaram a inventar novos looks cosméticos ousados. Cantores como Siouxsie Sioux (foto acima), Peter Murphy e Robert Smith começaram a experimentar um novo visual mais sombrio, influenciado pelo punk rock, teddy boys e poesia romântica. Esse visual iria se tornar “gótico” como o conhecemos hoje.
Batom preto da Hot Topic.

O batom preto foi um componente desse look, embora não seja tão onipresente quanto pensamos. Robert Smith com certeza usou em algum momento, mas a maioria das fotos dele mostra ele usando sombra preta com lábios vermelhos ou rosa escuro (se ele estiver usando alguma maquiagem). Para a maioria dos primeiros góticos, os olhos eram o ponto focal de atenção, resultando em uma maquiagem dramática e exagerada combinada com um batom relativamente discreto.

À medida que os anos 80 se aproximavam dos 90, a subcultura gótica se distanciou ainda mais de suas origens punk, resultando em atos como Marilyn Manson e Nine Inch Nails, e o nascimento da música industrial. O foco da atenção passou dos olhos para os lábios; enquanto artistas como Courtney Love lambuzavam o rosto com batom vermelho, os góticos cobriam o rosto de branco e os lábios de preto. Até mesmo os “primitivos modernos” pegaram emprestado desse movimento, com mulheres jovens com dreads e tatuagens tribais usando café expresso ou batom coberto de chocolate para combinar com seus guarda-roupas em tons de terra.

Relatos anedóticos sugerem que os indivíduos “góticos” são anteriores à subcultura gótica. Minha mãe uma vez me contou sobre um amigo dela que, em meados da década de 1960, se vestia todo de preto, dirigia um carro fúnebre e mantinha uma grande cobra venenosa em casa. Não é irracional, então, pensar que alguns indivíduos isolados experimentaram esse visual, mesmo que apenas na privacidade de suas próprias casas.

Um breve guia do usuário

Primeiro, algumas diretrizes gerais:

Teste o batom antes de comprá-lo, independentemente da cor. Especialmente se for mais de $ 5. Por que desperdiçar seu dinheiro?

Traga uma amiga sempre que comprar produtos de beleza. Uma segunda opinião, que não seja motivada por comissão (como alguns vendedores são), é inestimável.

Não compre algo que você não pode pagar. Sim, mesmo que seja muito fofo. Você vai sobreviver.

Agora, isso fora do caminho. Que tipo de pessoa fica bem com batom preto? Embora existam exceções, aqui está uma lista geral:

1. Pessoas pálidas ou de compleição média com cabelos escuros. Talvez seja por isso que o preto é tão popular na comunidade gótica, já que muitos góticos aspiram a esse visual. Algumas pessoas com essa pele não gostam disso. Di gustabis.
2. Pessoas de pele muito escura. Alguém como Alek Wek pode tirar batom preto, especialmente em uma sessão de fotos de alta costura, porque isso não a faz parecer tuberculosa ou desbotada. Então, novamente, Alek Wek pode tirar praticamente qualquer roupa que ela quiser.
3. Jovens. Batons mais escuros envelhecem a maioria das pessoas, exceto os muito jovens, que parecem ter acabado de invadir o armário de maquiagem da mamãe. Geralmente, os lábios negros ficam melhor nas idades de 16 a 25 anos.

Claro, existem exceções. Algumas loiras ficam bem com lábios negros. Algumas pessoas mais velhas também. Mas se você não é uma das exceções, aqui estão algumas maneiras de fazer esse visual funcionar para você:

* Aplique o batom com um pincel. Isso o impedirá de exagerar no visual. Isso também tornará a aplicação mais suave e permitirá que você misture mais facilmente em sua cor natural de lábios e linha de lábios.
* Use um batom de cor quase preta, como vermelho escuro, roxo escuro, marrom escuro etc. Isso é especialmente bom se você tiver uma tez com baixo contraste, onde o preto vai fazer você parecer positivamente tuberculoso.
* Dê pouca ênfase a outras partes do rosto. Usar uma maquiagem dramática nos olhos com batom dramático acaba fazendo você parecer um palhaço. Escolha uma parte do rosto para enfatizar e mantenha-a.

Este artigo apareceu originalmente em Desfrute do seu estilo seção de maquiagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.