Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

As unhas têm importante papel na beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

As unhas têm importante papel na beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

Vivemos em plena era da beleza e da boa forma, na qual unhas limpas e bem cuidadas, atestam positivamente sobre a qualidade de vida e o estilo de uma pessoa

Vivemos em plena era da beleza e da boa forma, na qual o desleixo e o descaso para com a aparência não possui mais espaço. Educação, simpatia e uma aparência bonita e saudável abrem portas em nossa sociedade. Atualmente, andando pelas ruas facilmente podemos encontrar pessoas extremamente vaidosas, exibindo os mais diversos estilos de roupas, acessórios, sapatos, cabelos e, por que não, unhas. Bordadas com os mais diversos desenhos; multicoloridas; ornadas com pedras; à francesa; purpurinadas, postiças, longas ou cutas, estreitas ou largas, as unhas se destacam junto à comissão de frente de um indivíduo e estando sempre limpas e bem cuidadas, elas atestam positivamente sobre a qualidade de vida e o estilo de uma pessoa.

As unhas, ao contrário do que se imagina, há muito ocupa uma posição de destaque nas mãos de homens e mulheres por todo o mundo e agora, mais do que nunca, elas vêm recebendo um tratamento todo especial, sendo-lhe reconhecidas seu verdadeiro valor e importância. Quanto mais belas e apresentáveis, melhor. São inúmeros os estudos sobre a boa saúde e a manutenção das unhas, assim como a super produção de cosméticos destinados inteiramente à sua beleza.

A unha reveste a extremidade ou pontas dos dedos das mãos e dos pés, e sua função consiste em protegê-los. Trata-se uma produção cutânea, ou seja, é produzida pela pele e é formada de queratina compactada, chamada oniquina (dura). Para mantê-las sempre saudáveis, item primordial para os aficionados pela beleza, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Afinal, não é nada agradável o aspecto de dedos com inflamações cutâneas ou unhas com fungos. Além de causar má impressão, elas podem passar a ideia de falta de higiene ou descaso pessoal.

Uma dica muito boa, para deixar as unhas cada vez mais belas, é que se reconheça o seu formato, tamanho e espessura, antes de iniciar o trabalho sobre ela. Conhecendo suas dimensões, estuda-se o melhor tipo de trabalho a ser desenvolvido, de forma que ele realce e ganhe destaque. Assim, verdadeiras obras de arte poderão ser desenvolvidas, tornando as unhas ainda mais vistosas, viçosas e exuberantes. Vejamos os formatos de unhas abaixo

As unhas têm importante papel na da beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

As unhas têm importante papel na da beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

As unhas têm importante papel na beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

Apesar de todo o exposto acima, vale considerar que as unhas fazem parte da beleza, apesar de esta não ser a sua única função, embora também importante. Entre as principais funções das unhas, destacam-se quatro. São elas:

1. A primeira função das unhas, e a mais importante, é a proteção. Por ser uma lâmina dura, ela protege as pontas das falanges dos dedos dos pés e das mãos.

2. As unhas servem, ainda, para ajudar-nos a apanhar e segurar os objetos, principalmente pequenos, e dar apoio à pele e aos músculos do dedo.

3. As unhas refletem o estado de saúde dos indivíduos, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas.

4. As unhas também podem demonstrar os hábitos, bons ou ruins, das pessoas.

5. Elas também têm a função de agressão que é arranhar, cortar e lascar como uma forma de defesa.

6. Tem também, a função de sensibilidade para o tato. As unhas ajudam a sentir a superfície antes do dedo.

7. Além dessas funções, elas têm importante efeito estético nas pessoas. É mais importante, no nosso meio, entre as mulheres, mas progressivamente está se tornando importante para os homens, dentro da estética, já tomando bom tempo deles nos seus cuidados.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Beleza e Saúde, entre eles o Curso de Manicure e Pedicure, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre a profissão de Manicure e Pedicure, acessando o artigo abaixo:

Unhas – limpeza e esterilização dos equipamentos de trabalho da manicure e pedicure

Manicure e pedicure – esterilização dos equipamentos por autoclave e por estufa

Por Silvana Teixeira

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais