Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Amamentação: Mãe e bebê lucram com esse ato de amor

Amamentação: Mãe e bebê lucram com esse ato de amor

Rico em nutrientes e defensor do sistema imunológico da criança, o leite materno e um verdadeiro milagre da natureza. Não deixe, portanto, de amamentar seu filho. Agora, saiba como cuidar dos seus seios na fase de amamentação.

LEITE MATERNO: SEMPRE BOM

O melhor leite para o bebe e, sem duvida, o materno. Do ponto de vista nutricional, contem proteínas, vitaminas, sais minerais, gorduras e demais nu-trientes imprescindíveis ao desenvolvi-mento do bebe no inicio da vida. Ao contrario do que muitas maes temem, o leite materno e forte o suficiente para nutrir e assegurar o crescimento saudável do bebe. Tao completo e adequado que toda a criança pode ser alimentada so no peito ate os seis meses, sem necessidade de qualquer outro alimento.

Segundo a Organiza^ao Mundial da Saúde, o ideal e alimentar o bebe exclusivamente no peito ate os seis meses; a partir dai ate os dois anos, o leite materno deve ser comple-mentado por alimentos nao lacteos, co-mo sucos, papas de frutas e sopinhas. Ja esta provado também que a criança amamentada tem menos diarreia e in-fecQdes de ouvido em comparagao as alimentadas com leite de vaca. Tende ainda a sofrer menos de infecções respiratórias. Em suma, o leite materno e a garantia de um bebe bem nutrido.

A HORA DE CUIDAR DOS SEIOS

E muito comum, no período de amamentação, algumas mulheres se queixarem de inflama?ao nos seios. Os sintomas são conhecidos: mamas avermelhadas, endurecidas, sensíveis ao tato; febre alta e dor local. A Medicina tem um termo técnico para o distúrbio: mastite. Se não tratado a tempo, pode dar origem a abscessos que precisam ser drenados por método cirúrgico — pequeno corte local para a retirada do pus.

Uma das causas da mastite e a falta de higiene. Compreende-se: quando a mãe começa a amamentar, e durante as primeiras semanas, os mamilos ficam rachados, com fissuras. Portanto, vulneráveis ao crescimento de bactérias, muitas vezes provenientes da própria boquinha do bebe. Como prevenir-se? Com a higiene correta das mamas e de todo o corpo, sem aquela mentalidade antiga de que as mulheres não devem tomar banho durante o “resguardo” pós-parto.

Faga assim: antes de amamentar, limpe os lábios de seu filho com algodão embebido em água. Entre uma mama-da e outra, lave também os mamilos — mas só com água. Não use sabonete, pois retira a oleosidade natural da pele, favorecendo as rachaduras. Coloque uma gaze limpa entre os bicos e o sutiã, que precisa ser trocado, principal-mente se for de tecido sintético, que dificulta a ventilação. Afinal, a falta de oxigênio favorece o desenvolvimento da colonia de bactérias.

Agora, atenção: não tente curar a mastite sozinha. Procure seu medico rapidamente. Alem de compressas de água quente, provavelmente ele receitara anti-inflamatórios e antibióticos se necessário.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais