O ABC para lavar os cabelos

Identificar as características do nosso cabelo é essencial para ter uma lavagem eficiente. Sabendo qual o tipo de fio e suas mudanças, conseguimos achar o melhor shamoo de limpeza e seguir com uma hidratação adequada.

Marcas conhecidas de confiança são uma boa opção. Vale também aquela dica de amiga, que tem os mesmo problemas que o seu e o bendito rendeu resultados. Sempre indico uma marca que uso e gosto da linha de produtos, a Auge Cosmética. Eles têm sum site bem completo, com explicações sobre a formulação e indicação de cada cosmético.

Abaixo descrevo um passo a passo para lavar as madeixas sem danificar muito os fios. Essas dicas são valiosas e servem para qualquer um seguir e ver os resultados em casa.

Muito importante é cuidar a temperatura da água. Quando está muito quente, o que é comum nos banhos de inverno, a temperatura retira a camada oleosa do couro cabeludo, responsável por proteger a superfície da cabeça. Com isso, podemos ressecar os fios ou deixar as madeixas mais oleosas, já que nosso organismo pode entender a lavagem como um ataque e tende a se prevenir.

Antes de entrar no banho escove o cabelo para desembaraçar. Com ele solto o efeito final da lavagem é melhor, e evita aquela queda exagerada de fios durante o banho. Além disso, ajuda a eliminar um pouco da sujeira acumulada nos fios.

Para os que têm tempo e podem se dedicar mais os fios, uma dica valiosa é massagear o couro cabeludo para ativar a circulação. Com a base ativada, os produtos penetram mais e o efeito é “dobrado”.

Agora vem o segredo. Assim como a água quente, o shampoo é um agressor dos fios, e por isso não faz bem aos nossos cabelos. Mas aí você me pergunta, o que eu faço então? É simples, ao invés de encher a mão com o produto, aplique uma pequena quantidade e se atenha a massagear bem o couro cabeludo. Puxe-o para as pontas só antes de enxaguar. Dica valiosa: Aplique o shampoo nas mãos e espalhe bem antes de colocar ele nos fios, assim a gotinha rende mais e melhora sua lavagem.

Não lave o cabelo com movimentos bruscos. Pegue mecha a mecha e deslize os dedos com cuidado. Desta forma, se evita a quebra desnecessária do fio, e o produto é espalhado uniformemente. Para enxaguar, a regra é a mesma. Deixe a água escorrer pelos fios e retire todo o produto. Use os dedos em movimentos leves para ajudar, sem bagunçar os fios, ok?

Deixar a água bater no topo da cabeça dá uma sensação de relaxamento, e a gente consegue se renovar do cansaço do dia a dia não é mesmo? Mas atenção, se você tem tendência a calvice isso é um perigo, pois pode ajudar a acelerar o processo.

O condicionador é indispensável para qualquer tipo de cabelo, até mesmo os oleosos. O cuidado está na hora da aplicação. Use uma quantidade razoável, aplicando mecha a mecha espalhe o produto da orelha para baixo. O contato com a raiz potencializa a oleosidade, mas aplicado na ponta dos fios recupera um pouco do óleo retirado pelo shampoo. O condicionar atua nas escamas do fio, que foram abertas pelo shampoo, sendo uma espécie de cauterizador do cabelo.

Deixe ele agir por 3 minutos e repita a mesma operação para remover o produto. Àgua corrente sempre. Nunca deixe o produto nos fios, isso pode deixar o cabelo opaco e ressecado em contato com o sol e a poluição.

Logo após o enxague, use os dedos ou um pente de dentes largos para desembaraçar. Comece pelas pontas e vá até a raiz, assim a quebra do fio diminui. Segurar o cabelo no topo da cabeça ajuda, pois o efeito elástico do fio é menor. Para ter certeza de que o condicionador foi todo removido, balance as madeixas e verifique se os fios estão bem soltinhos. Caso contrário, água neles.

Enfim, vamos secá-los. Leia bem essa frase, ela é muito importante para seu cabelo: Jamais esfregue os fios na toalha, entendeu? O correto é apertar ela no comprimento dos fios para absorver a umidade. O fio molhado é mais vulnerável a agressões.

Mas, posso lavar os cabelos todo o dia? Foi isso que pensou depois de ler tudo isso? Pois te respondo que sim. A frequência de lavagem fica a seu critério. A única coisa que muda é sua disponibilidade de tempo, pois lavar e sair correndo é um hábito ruim para os fios. O ideal é ter tempo de o deixar secar antes de expor á rua.

Tudo depende do seu tipo de cabelo. Vale lembrar que quanto mais se lava, mais o cabelo é danificado. Então cuidado com os fios secos e tudo liberado para os oleosos. Vale fazer o teste e ver qual é a medida ideal. Para completar o cuidado com o cabelo e garantir a máxima hidratação, use protetor térmico na hora de usar o secador ou chapinha e invista no óleo de argan. Com isso, seu fio estará protegido das agressões diárias e cheio de brilho. Dá uma conferida na linha que indiquei, www.augecosmetica.com.br e descubra o melhor shampoo para você.

RDigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.