A vida é um palco: as dicas e os truques da maquiagem com graxa

Esteja você pensando em usar maquiagem com graxa para um evento teatral, uma festa especial de Halloween ou alguma outra ocasião, você precisa saber quais produtos existem e como aplicá-los.

Embora a maquiagem com graxa exija mais tempo e preparação do que a pintura facial normal solúvel em água, ela também dura muito mais tempo. Mais importante ainda, a maquiagem com graxa não manchará ou escorrerá sob luzes quentes ou em condições onde você possa transpirar. Com a maquiagem com graxa, você pode criar uma aparência mais dramática e até profissional.

Além de sua graxa, tintas faciais e lápis, você precisará de:

  • limpador de rosto ou creme de limpeza e / ou shampoo de bebê
  • toalhas limpas ou toalha de papel
  • cobertura de roupas e laços de cabelo ou touca de banho
  • possível barbeador para homens
  • espelho se você não estiver trabalhando em casa
  • pincel de pintura de boa qualidade, pincel de pó
  • pó de configuração profissional, talco ou pó de bebê e aplicador (veja abaixo)
  • Q-Tips ou pincel de pintura fina, lenço de papel, toalha de papel são úteis
  • Outros itens que você também pode considerar:
  • hidratante leve
  • óleo de bebê (para consertar erros após a pintura ter ‘definido’)
  • lápis de carvão para olhos
  • rímel
  • esponja
  • vaporizador ou spray de água
  • brilho e outra decoração

Antes de começar a aplicar a maquiagem, é preciso preparar o rosto para que passe suavemente. Limpe bem o rosto, prendendo o cabelo para trás quando necessário, e para os homens, faça a barba. (Homens barbudos podem aplicar maquiagem com graxa, mas pode ser difícil mantê-la longe do cabelo.) Lembre-se de que a maquiagem com graxa mancha as roupas, então vista uma velha camisa de botões. Depois que a pele secar, aplique um hidratante bem leve.

Trabalhando primeiro com a cor mais clara – geralmente o branco – e um pincel ou esponja de boa qualidade, ou com os dedos, você pode contornar a área e preenchê-la. Como alternativa, você pode pintar seguindo os contornos do rosto. A maquiagem oleosa pode não ficar bem se estiver muito frio, o que você pode remediar colocando um pouco da cor de na palma da sua mão por um minuto. Depois de pintar, use os dedos para ‘passar’ a maquiagem na pele.

Ao contrário da maquiagem à base de água, a maquiagem com graxa exige que você pinte o rosto e depois o “fixe” com um pó de fixação profissional, ou pó para bebês ou talco. (Se você for com talco, certifique-se de confirmar de antemão que você não tem uma reação alérgica a ele.) Você pode ‘definir’ a maquiagem com graxa em estágios após a aplicação de cada cor ou no final de toda a pintura. Algumas pessoas preferem este último, aplicando todas as cores antes de fixar com pó, pois podem consertar erros com mais facilidade. A desvantagem, entretanto, é que você corre o risco de misturar cores acidentalmente e manchar seu trabalho.

Quer você “configure” em etapas ou no final, uma maneira confiável de aplicar o pó é encher parcialmente uma meia pequena e limpa de algodão com o pó, amarrá-la e, em seguida, enxugar suavemente o rosto. Deixe o pó descansar por meio minuto ou mais antes de espanar o excesso com um pincel de pó. As áreas pintadas não devem mais ficar úmidas ou pegajosas – se não for o caso, você provavelmente precisará de mais pó. Uma vez que a maquiagem de graxa tenha endurecido, deve ser à prova de manchas. Se algo precisar de correção neste momento, você pode usar Q-Tips embebidos em óleo de bebê, mas lembre-se de que as áreas vizinhas agora podem estar manchadas.

Tenha cuidado para não aplicar a maquiagem graxa no rosto em camadas ou em camadas. Se você tiver muito em um ponto, pressione-o com os dedos para alisá-lo. Continue a refinar seu rosto, usando Q-Tips ou um pincel fino para as áreas menores. Lápis de graxa também podem ser usados para o rosto, lápis de carvão para os olhos e não se esqueça da cor também para os lábios!

Deixe a maquiagem com graxa secar completamente e aplique uma última camada leve de pó, espanando o excesso com um pincel ou lenço de papel. Um pano úmido no final pode ajudar a remover o excesso de pó, ou borrife com uma leve névoa de água. Em climas mais quentes, você provavelmente pode pular esta etapa porque o pó extra absorverá qualquer transpiração.

Se você estiver aplicando glitter, deve ser feito no final. Geralmente o glitter é mais eficaz quando aplicado sobre os olhos ou nas bochechas. Um gel de glitter é frequentemente usado em vez de glitter seco para minimizar as chances de descamar no olho. Com o glitter seco, primeiro umedeça levemente o rosto e as bochechas, depois ‘puf’ no glitter de poliéster. Lembre-se de deixar a maquiagem repousar por cerca de meia hora antes de sair. Se você tiver tinta espalhada nos cílios, cubra-a com rímel.

Produtos disponíveis

Para praticamente qualquer tipo de desenho de rosto, você precisará de, no mínimo, uma base de maquiagem branca e um lápis de tinta preta, mas é claro que existem muitas cores entre elas e você provavelmente vai querer tentar pelo menos algumas delas. Os principais produtores de maquiagem com graxa são Mehron e Ben Nye. A maquiagem graxa Mehron é voltada para os profissionais teatrais que desejam facilidade de aplicação com boa cobertura. Ben Nye também atrai a mesma comunidade, embora a maquiagem com graxa Ben Nye seja, na verdade, um creme. A graxa maquiagem facial vem em uma variedade de formas, de paletas (geralmente vendidas como um kit) a forros individuais. Lápis, giz de cera e palitos são úteis para áreas menores do rosto. Tanto Mehron quanto Ben Nye também fazem sombras, blushes, uma variedade de purpurina e pós fixos e névoas de vedação. Você também pode considerar sprays bloqueadores de suor para o rosto para ajudar a preservar a tinta lubrificante sob luzes fortes ou em um ambiente quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.