A progesterona é crítica durante a menopausa, descubra por quê

As mulheres na menopausa têm níveis baixos de progesterona?

Uma pesquisa recente nos diz que as mulheres sofrem com a diminuição dos níveis de progesterona e também apresentam outros sintomas, como ganho de peso inexplicável (principalmente na área do estômago), depressão, fadiga, perda de cabelo, perda de memória, alterações de humor, enxaquecas e perda de libido. Um creme natural pode equilibrar os estrogênios sem efeitos colaterais.

A progesterona e o estrogênio são os dois principais hormônios produzidos pelos ovários das mulheres durante a menstruação. Quantidades menores desses hormônios também são secretadas pelas glândulas supra-renais. É necessário para a sobrevivência do óvulo fertilizado, do embrião e do feto durante a gestação.

As funções principais da progesterona incluem: atuar como um precursor do estrogênio e da testosterona; mantém o revestimento uterino e auxilia na gestação; protege contra seios fibrocísticos, endométrio e câncer de mama; atua como um diurético natural, ajuda a usar a gordura como energia; pode ser um antidepressivo natural; auxilia a ação do hormônio tireoidiano; normaliza a coagulação do sangue; restaura o desejo sexual; normaliza os níveis de açúcar no sangue, zinco e cobre; restaura os níveis adequados de oxigênio da célula, tem um efeito termogênico; constrói os ossos e ajuda a proteger contra a osteoporose.

Alguns médicos acham que os sintomas da menopausa, osteoporose e doenças cardíacas podem não ser devidos a uma deficiência de estrogênio, mas a um excesso relativo de estrogênio devido à deficiência de progesterona.

Os progestágenos sintéticos, como um medicamento de TRH chamado Provera (um produto químico sintético), não têm os mesmos efeitos biológicos que a progesterona natural e são conhecidos por causar efeitos colaterais, incluindo: retenção de líquidos, depressão, sensibilidade mamária, acidente vascular cerebral, icterícia, coagulação do sangue , e erosões cervicais.

Por outro lado, a progesterona natural não tem efeitos colaterais conhecidos e foi considerada útil no alívio de sintomas como TPM e ondas de calor. Também foi creditado por ajudar a prevenir a osteoporose.

Muitos médicos agora prescrevem para mulheres na menopausa o uso de um creme de progesterona natural de baixa dosagem durante as últimas duas semanas do ciclo menstrual. O creme é facilmente absorvido em áreas de pele fina, como seios, braços, pescoço ou barriga pela gordura subcutânea e, em seguida, liberado na corrente sanguínea. Você deve ter cuidado com o nível de dosagem desses produtos. Alguns podem ter nenhum a muito pouco e outros fornecem 20-30 mg em uma aplicação média. É sempre melhor consultar primeiro um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.