Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Saiba como prevenir o câncer de mama, fazendo um auto-exame

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que aparece nos seios, como um caroço que cresce rapidamente. E pode ser mortal, se não tratada a tempo. Por isso é fundamental você aprender a fazer seu auto-exame direitinho, examinando seus seios regularmente. Previna-se.

O EXAME LEVA APENAS CINCO MINUTOS

Os especialistas recomendam: sem abrir mão do exame anual ou semestral do ginecologista, faça periodicamente um auto-exame dos seios, que não leva mais do que cinco minutos. Se conseguir fazer dele um hábito, você fica preparada para perceber qualquer alteração. E o primeiro passo é saber quais os sinais de alerta que eventualmente indicam um câncer de mama. Acompanhe:

• Nódulos nas mamas, axilas e acima da clavícula. Apesar de ser um sintoma freqüente de câncer, na maioria das vezes são benignos. Exemplo disso são os nódulos que geralmente aparecem antes ou mesmo durante a mens-truação e depois desaparecem.

• Descamação em torno dos mamilos, como se fosse eczema.

• Enrugamento ou mesmo depressões na pele dos seios.

• Secreção do bico dos seios fora da gravidez e amamentação.

• Seios com temperatura mais elevada que a do corpo (o tumor deixa a mama mais quente).

• Dor, inchaço e sensibilidade persistente nas mamas, não associados ao ciclo menstrual. Ou qualquer alteração
manho ou formato de uma das mamas.

COMO FAZER O AUTO-EXAME

• Em frente ao espelho — Despida, observe os seios e repare no seu tamanho. Verifique se existe algum ponto inchado, fundo ou avermelhado.Veja também se os bicos dos seios apresentam alguma alteração. Faça isso em duas posições: com os braços caídos ao longo do corpo e com os braços levantados acima da cabeça.

• Durante o banho — A pele molhada facilita o deslizamento das mãos e o auto-exame. Sentada ou de pé, apalpe levemente um seio de cada vez. Com os dedos, faça movimentos circulares na parte de baixo do seio até o mamilo, dando a volta completa. Examine também debaixo dos braços. A mão do lado examinado deve ficar apoiada na nuca, a fim de permitir maior eficácia.

• Deitada — Repita o exame feito durante o banho. Para examinar o seio direito, coloque um travesseiro — ele deve ficar um pouco abaixo do pescoço — embaixo do ombro direito e levante o braço acima da cabeça, para o seio ficar mais esticado. Com a mão esquerda faça o apalpamento, movimentan-do-a em círculos. Repita a operação no outro seio, mudando o travesseiro de lado. Levante o outro braço e faça o auto-exame.

Finalmente, esprema suavemente os mamilos, para ver se sai algum líquido. Em algumas mulheres é normal sair um pouco de líquido, sem cor e sem cheiro. Os especialistas recomendam que o auto-exame seja feito logo após o término da menstruação; no período pós-meno-pausa, faça-o sempre no primeiro dia de cada mês. Caso detecte alguma anormalidade, procure o médico.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais