Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

O que você precisa saber para curtir sua gravidez com muita tranqulidade

Durante os nove meses de gravidez, o seu corpo passa por continuas transformações. E seu filho se desenvolvendo dentro de você, quando
todo o mecanismo glandular da mulher se altera, apresentando sintomas que variam conforme o organismo. Saiba como garantir um bom pre-natal.

NOVE MESES DE EMOÇÃO

De repente, você descobre que esta gravida. Os sinais. são evidentes: sono profundo pela manha e depois do almoço, muita fome e vontade de comer alimentos de gosto ativo, sonhos com crianças, ou mesmo náuseas, vômitos, ma digestão — o esvaziamento do esto-mago e mais lento, pois sua movimentação e menor. E ate mesmo crises de taquicardia (batedeira no peito) e vontade de urinar mais vezes.

Quanto as transformações visíveis, ja no inicio da gravidez a barriga cresce um pouco. Ha um aumento do útero e alterações hormonais que mexem com as formas do corpo da mulher, especialmente quadris e cintura. Também as mamas se modificam, tornando-se maiores e mais sensíveis. Você vai se sentir mais pesada. A maneira de diagnosticar uma gravidez e simples e rápida.

A melhor ideia 6 fazer um exame de laboratório (urina ou sangue). Confirmada a gravidez, o ideal e visitar o medico a cada trinta dias ate o sétimo mês. A partir dai, a frequência deve aumentar (cada quinze dias). A rotina das consultas inclui, antes de mais nada, uma avaliação profunda da relação da mulher com a sua gravidez. Ou seja, uma verificação clinica geral, exame das mamas, do abdômen e a escuta do batimento cardíaco do feto.

Já perceptível a partir do segundo ou terceiro mês, ele e captado através do aparelho sonar. Alem do exame externo da barriga, o medico pode realizar ainda o exame in-terno. Por meio do toque, verifica o útero, que deve estar amolecido, seu crescimento e eventuais modificações.

EXAMES DE LABORATÓRIO

Para garantir um bom pre-natal, 6 fundamental a presença do seu medico — da primeira consulta a hora do parto. E ele quem vai responder, por meio de exames laboratoriais, as exigências de um nascimento tranquilo. Acompanhe:

• De sangue — Um exame importante e o do tipo sanguíneo. Se a mãe for Rh negativo e o pai Rh positivo no primeiro parto não acontecera nada. Já no segundo, quando a mãe já pode estar sensibilizada pelo fator positivo do sangue do pai, um bebe Rh positivo pode sofrer problemas. 0 exame de sangue pode ainda acusar a ocorrência de anemia, sífilis ou rubéola.

• De urina — Serve para medir a taxa de proteína; quando alta indica alerta para toxemia gravídica. Verifica-se ainda a presença de infecções e a normalidade da taxa de açúcar, o que pode detectar o desenvolvimento de diabetes.

• De fezes — Constata ou não a presença de vermes intestinais que podem debilitar o estado geral da mãe.

• Ultra-som — E um recurso moderno no qual o feto e desenhado numa tela de vídeo. Ha algumas situações em que a ultra-sonografia e especialmente indi-cada: quando ha suspeita de que o feto e maior ou menor do que o esperado para o tempo de gestação; em ameaças de aborto; em gravidez de alto risco; quando ha suspeita de gravidez tubaria (nas trompas) ou de gêmeos; quando ha du-vidas sobre a posição da placenta e de-feitos congênitos, como, por exemplo, ausência de membros.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais