Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Não erre no dia mais feliz de toda sua vida

O casamento pode ser formal, semiformal ou informal. O formal, em geral, acontece em horário nobre, após as oito da noite. O semiformal em torno das seis badaladas da tarde e o informal, quase sempre, de manhã. Mas isso não é uma regra: pode haver um casamento informal à tarde, por que não? Veja agora como acertar todos os detalhes e tornar o seu casamento perfeito.

COM QUE ROUPA EU VOU?

Para o casamento formal

A noiva: vestido e cauda longos, de tecido nobre (seda, cetim de seda, musse-lina, muitos brocados e bordados).

Grinalda: com pérolas e vidrilhos.

O noivo: fraque. Os padrinhos: meio fraque. As madrinhas: vestidos semilongos, tradicionais, em tecidos nobres como o da noiva. Nunca brancos. O preto já é permitido.

Damas de honra: vestidinhos no mesmo estilo do da noiva, mas nunca cópias perfeitas.

Igreja: decoração com flores nobres: orquídeas, copos-de-leite etc. Salão de festas: idem. Música: ao vivo.

Para o casamento semiformal

A noiva: vestido longuette (3/4) com cauda discreta, de tecido nobre (musse-lina, tafetá ou seda) permitindo-se ainda rendas e tules.

Grinalda: flores nobres, miúdas, pérolas e brilhos (discretos). O noivo: meio fraque.

Os padrinhos: summer ou ternos clássicos com gravatas brilhantes ou ainda com plastron (lenço largo de seda em lugar da gravata).

As madrinhas: vestidos de modelos e comprimento tradicional, em tecidos nobres, sem brilhos em excesso. O preto é permitido. O branco, nunca. Damas de honra: idêntico ao formal. Igreja: decorada com margaridas e outras flores do campo. Salão: idem.

Para o casamento informal

A noiva: aqui, o que deve brilhar é a sua personalidade. Se quiser um vestido curto, tudo bem. Se preferir um em estilo oriental, tudo bem também. Desde que seja discreto. Beleza também é fundamental.

O noivo: terno claro, alegre, em tom pastel, gravata e cravo vermelho ou marinho, por exemplo. Os padrinhos: ternos tradicionais, sem brilhos (de linho ou casimira). As madrinhas: vestidos curtos, de tecidos nobres, discretos, sem brilhos. Jóias ou bijuterias discretas. Damas: náo há.

Igreja e salão: decoração clean (ou seja, bonita, mas limpa, simples).

CERIMÔNIA

A cerimonia religiosa deve ser igual para qualquer um dos três tipos. O noivo entra com a mãe, dez minutos antes da noiva e aguarda no altar a entrada da futura esposa. Seus padrinhos devem estar à direita e seus pais também. Do outro lado ficam a família e os padrinhos da noiva, com exceção do pai.

Os primeiros bancos da igreja devem ser destinados aos parentes mais próximos e convidados de honra das duas famílias.

A noiva pode atrasar um pouquinho, não mais do que-dez minutos. Quando se abre a porta de entrada da igreja, os convidados levantam e a música começa a tocar. A noiva entra vagarosamente, de braços dados com o pai e, na falta deste, do irmão mais velho ou padrinho. Atravessa a igreja sorrindo para todos os convidados.

Quando estiver a uns cinco metros do altar, dependendo do tamanho da igreja, o noivo se dirige ao casal, cumprimenta o pai da noiva, agradecendo-o publicamente. Então, toma o lugar do sogro e dirige-se ao altar. Ao terminar a cerimônia, agradece ao padre ou celebrante.

Daí a noiva se dirige à direita para cumprimentar os familiares e padrinhos do noivo e ele faz a mesma coisa do outro lado.

Então, de braços dados, marido e mulher saem da igreja, ao som da música, seguidos pelos pais da noiva, pais do noivo, padrinhos do noivo e da noiva. Se houver festa, eles devem se dirigir ao local e lá receber os cumprimentos dos convidados. Caso contrário, recebem os cumprimentos na própria igreja. Durante a recepção eles devem conversar e agradecer a presença de todos os convidados.

Nos casamentos formais, o pai da noiva sai da igreja de braço dado com a mãe do noivo e vice-versa. Nestes e nos semiformais, as daminhas precedem o casal na saída da igreja. Os padrinhos podem ser um casal apenas ou, no máximo, quatro casais. Mais que isso não é bom-tom.

O casamento religioso realizado em qualquer templo tem, após a promulgação da nova Constituição brasileira, valor civil. Para isso, você tem de levar ao padre os documentos que levaria ao Cartório e, depois de trinta dias no máximo, registrar sua certidão no Cartório de Registros.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais