Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

As mais variadas recepções de casamento

imagesA festa do casamento pode ser muito simples ou sofisticadíssima. Há quem prefira desfrutar uma boa lua-de-mel e receber apenas os amigos mais íntimos no grande dia de sua vida. Vamos falar de todas as maneiras de fazê-la. Escolha a sua.

CASAMENTO DE MANHÃ

A cerimónia matinal geralmente é seguida de um almoço para os padrinhos e familiares mais íntimos. Deve ser uma recepção informal, em que se servem aperitivos e uma refeição saborosa, nada sofisticada. Se houver espaço, os convidados devem sentar-se todos numa só mesa, enorme, e o serviço deve ser à francesa. Isso é o que manda a tradição. Mas valem também várias mesinhas pequenas, com o serviço à americana.
Após o almoço, é claro, não se pode fugir do tradicional bolo e champanhe.

CASAMENTO À TARDE COM COQUETEL

Este tipo de recepção — que dura em torno de duas horas e também termina com bolo e champanhe —, em geral, acontece no próprio salão da igreja em que se realizou a cerimónia. Na falta deste, um salão próximo ou mesmo a casa dos pais da noiva pode resolver o problema. Atualmente é comum usar-se o salão de festas do prédio onde os noivos vão residir ou onde moram os pais de um ou de outro. O coquetel consta de salgadinhos frios, salgadinhos quentes, docinhos e bolo. Tudo isso servido vagarosamente e acompanhado primeiro por uísque e outros aperitivos, depois, por vinho ou cerveja e, finalmente, pelo champanhe.

Para estas recepções são convidados, além dos familiares e padrinhos, vários amigos do noivo e da noiva.

CASAMENTO À TARDE COM BOLO E CHAMPANHE

Este é o mais simples de todos os estilos de casamento e adotado por pes: j soas de todas as classes sociais. Aliás, vale lembrar aqui que a recepção de núpcias espelha a personalidade dos noivos. Alguns, realmente, preferem uma reunião rápida e simples, mesmo tendo condições de receber com pompa. Portanto, ninguém deve se envergonhar de convidar os amigos só para uma fatia de bolo e uma taça de champanhe, pois na verdade é uma forma de comemorar a união do casal.

CASAMENTO COM JANTAR

É a chamada recepção formal. Após a cerimónia, que deve se realizar no final da tarde, ou à noite, segue-se um coquetel e um jantar para todos os convidados.
Exatamente: para todos os convidados da igreja, sem excluir este ou aquele — não é de bom tom. Nesta recepção, todos os convidados devem sentar-se e ser servidos por garçons. O jantar deverá ter uma entrada — por exemplo uma salada fina ou, nos casos de grande luxo, um coquetel de camarões; um prato principal (ou dois, sendo primeiro o mais leve e depois o mais forte, peixe e carne, por exemplo) e a sobremesa (um sorvete e frutas, além do tradicional bolo). As bebidas, de preferência, devem ser importadas, com ex-ceção de cervejas e refrigerantes.
Os convidados destas recepções não devem pedir nada aos garçons e, sim, esperar a hora e a vez de serem servidos.
Ao final, os noivos oferecem a todos uma lembrança do evento, de porcelana ou prata. É um luxo!

QUEM PAGA O QUÊ

Por tradição, as despesas do casamento se dividem assim:

— O vestido da noiva é dado pelos padrinhos mais íntimos do religioso.
— Outro padrinho do religioso deve se responsabilizar pelo pagamento da cerimónia.
— O padrinho do noivo no civil deve pagar o casamento civil.
— O pai da noiva paga a recepção.
— O pai do noivo, a lua-de-mel.
— Os convites são pagos pelo noivo, bem como as alianças.
— As lembrancinhas, pela noiva ou seus pais.

Claro, a tradição hoje em dia é muito relativa e pode ser quebrada a qualquer momento, sem que isso se constitua numa gafe. É muito comum as duas famílias se reunirem para decidir juntas quem paga o quê. Um acordo que não pese para ninguém é sempre muito melhor do que qualquer etiqueta.
Além do mais, muitas vezes os padrinhos desconhecem essas convenções e por isso não as cumprem. Portanto, tudo deve*ser muito bem conversado e decidido com antecedência, para evitar surpresas e aborrecimentos de última hora.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais