Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

Compressas quentes ou frias são excelentes contra febre, dores e luxações

compressas

Bem empregadas, as compressas ajudam a minorar diversos tipos de dores crônicas e inflamações, bem como atuam contra tosse, febre e torções. Saiba agora quando e como aplicá-las e as melhores técnicas. Mas cuidado, nunca faça o tratamento sem consulta médica.

AÇÃO CURATIVA

As compressas são aplicadas de duas formas diferentes, dependendo da opinião médica. São elas: quentes ou frias. Em geral, as frias são empregadas na extração de calor em inflamações locais, como infecções, derrames nas juntas, luxação ou fratura dos pés. Nesses casos, manter a temperatura fria é importante para reabsorver os líquidos e o derrame sanguíneo local. A compressa é renovada a cada 15 ou 20 minutos, para impedir o aquecimento do local.

Já as compressas mornas ou quentes, ao contrário das frias, provocam uma dilatação imediata dos vasos sanguíneos, com geração de calor. São usadas no tratamento de cólicas menstruais, abdominais, renais e da vesícula biliar. Também atuam contra artrite, dores nas juntas e reumatismo muscular crônico. As quentes são empregadas ainda na transpiração em caso de gripes e resfriados, quando ficam por uma hora e meia ou duas horas no corpo do paciente.

COMO PREPARAR AS COMPRESSAS

Desenvolvido pelo padre alemão Se-bastian Kneipp (1821-1897), o processo de preparar uma compressa exige dois lençóis ou panos de algodão ou linho, permeáveis ao ar e à umidade, e ainda um cobertor de lã ou flanela. Segundo sua técnica, o primeiro lençol ou pano é o que será embebido em água fria ou quente, e depois torcido.

O segundo, seco, tem cerca de três centímetros a mais, no comprimento e na largura. E o cobertor ou flanela são maiores que ambos. O paciente é, então, enrolado primeiro pelo tecido úmido, depois o seco e por fim o cobertor ou a flanela. Aqui, lembramos que existem várias técnicas de aplicar as compressas, que vão desde aquela que cobre o corpo inteiro até as próprias para pés. Há ainda a de meio corpo, quando os lençóis e o cobertor cobrem desde as axilas até o meio das coxas.

Segundo Kneipp, as melhores compressas são as frias. Explica-se: elas mobilizam mais, e logo de início os vasos sanguíneos se estreitam, devido ao choque térmico. O corpo acaba, portanto, cedendo calor. Na certa você sabe que uma pequena toalha molhada com água fria, na testa de uma pessoa febril, logo se aquece. Por isso mesmo, elas têm um tempo de permanência mais ou menos fixo. Agora, você vai acompanhar como se aplicam compressas em algumas partes do corpo — quadris, peito, pés e pernas.

Mais uma vez alertamos que as compressas devem ser aplicadas com orientação médica. E saiba por quê. Nos casos das quentes, por exemplo, elas dependem do peso, da resistência e da doença que afeta o paciente. Mas você pode experimentar a sua compressa em problemas mais simples: um pequeno mau jeito ou febre baixa. Certamente, se os distúrbios forem maiores, recorra ao médico.

 

AS MELHORES TÉCNICAS

 

PÉS

As compressas para os pés são fáceis de preparar. Bastam meias de algodão molhadas e torcidas. Sobre elas, o paciente calça meias secas de lã. As compressas frias são indicadas para insónia e febre. No caso de distensões do tendão ou tornozelo torcido ou deslocado, recomenda-se fazer compressas frias. Troque-as a cada 15 ou 20 minutos para que se aqueçam.

QUADRIS

E aplicada desde o meio da coxa até a altura dos quadris. Quente, ajuda a minorar o desconforto causado por males crônicos da bexiga, dos rins e do fígado, além de combater cólicas. Fria, ajuda na prisão de ventre. Nos dois casos, o paciente deve ficar deitado com as toalhas por 60 minutos — ou menos, se não se sentir bem.

A comprcHHii cnvol ve desde a axila até a altura do tórax. Quente, deve HcM no local por 30 minutos. Alivia as manifestações da bronquite asmática e coqueluche. E contra-indicada aos cardíacos. A fria é também indicada contra bronquite e coqueluche, A compressa envolve o paciente por 60 minutos. Para baixar febre, recomenda-se por 15 a 20 minutos.

PERNAS

Cobre dos tornozelos até logo abaixo dos joelhos. Quente, atua contra reumatismo, cãibras na barriga da perna e dores provocadas pelo nervo ciático. Em geral, ficam por 30 minutos. Fria, combate a insônia. Alivia ainda dores reumáticas. Neste caso, deve permanecer por apenas 30 minutos.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais