Mulher Atual

295076225_364725412476898_4081111710218268576_n

A arte de vencer uma terrível companheira: A insônia

A insônia

“Tem noites que não consigo dormir nada.” Quem nunca ouviu esse lamento ou já passou pelo mesmo problema? Certamente, muita gente. São inúmeras
as vitimas da insonia. Mas aprenda aqui como derrotar esse tormento noturno.

INIMIGOS DAS NOITES TRANQUILAS

Primeiro, você esta cansada. Vai deitar, mas o sono não vem. Começa a pensar em tudo o que aconteceu durante o dia, o que tem para fazer no dia seguinte e, simplesmente, não consegue parar de pensar.

insôniaEntão, quando olha o relógio, as horas ja se passaram e nada de sono. Basicamente, esse e o problema que aflige muita gente: insonia. Na verdade, algumas pessoas ficam acordadas por causa de doenças ou complicações, como asma ou artrite, que causam dor persistente e desconforto físico.

Graves problemas emocionais também podem causar insonia. Pessoas que sofrem de depressão quase sempre acordam com o nascer do sol e não conseguem mais dormir. Mas o seu problema também pode ser causado por ingestão de doses reforçadas de cafe, chá ou refrigerante antes de dormir. A cafeina, um estimulante, permanece ativa na corrente sanguínea entre 12 e 20 horas depois de ingerida.

Resultado: o cafe que você tomou as oito da noite pode mante-la acorda-da ate as duas da manha. A nicotina, também outro forte estimulante, e outra causa comum da insonia. Fumantes inveterados que abandonaram o vi-cio descobriram quase imediatamente o que os vinha mantendo de olhos arre-galados durante anos.

COMO DERROTAR A INSÔNIA

Provavelmente, os seus problemas para não dormir não são tao sérios a ponto de precisar de tratamento medico. Você mesma pode curar sua insonia. Acompanhe algumas dicas para ajudá-la a combater esse tormento:

• Um conselho: evite tomar pilulas para dormir, a não ser por recomendação medica. Podem provocar uma serie de problemas físicos ou psicológicos.

• Estabeleça um horário regular para levantar e dormir — e cumpra-os. Dormir em horas irregulares faz com que o corpo se habitue a ficar sempre tenso.

• Evite comer doces na hora de dormir. O aguçar e metabolizado tao de-pressa que logo vira energia — a ultima coisa de que você precisa agora!

• Evite ingerir álcool antes de ir dormir. Mesmo que de uma sensação de entorpecimento e relaxamento, influi na bioquímica do cérebro e no ciclo natural do sono.

• Se começar a se virar de um lado para o outro, levante e faga alguma coisa — so volte quando estiver pronta para dormir. Senão, passara a encarar a ca-ma como uma câmara de tortura.

• Não tire sonecas durante o dia, mesmo que esteja esgotada. Isso vai diminuir uma hora ou mais de sono profundo durante a noite e você vai ter um sono mais leve.

• Faga exercícios regulares a tardinha ou no começo da noite (mas nunca nas duas horas antes de dormir). Apesar de o exercício da manha não fazer efeito no sono, a fadiga muscular acumulada durante o dia vai aumentar sua necessidade por estágios profundos de sono e, consequentemente, vai fazer você adormecer com mais rapidez.

• De a si mesma pelo menos uma hora (ou ate mais) de folga antes de dormir. Deixe de lado bs assuntos sérios e ocupe sua mente com coisas leves e atraentes. Faga exercícios de relaxamento, como ioga e tai chi chuan.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe!

Veja Mais